Os diferentes usos dos jogos

Jogar para muita gente pode representar apenas entretenimento ou ainda perda de tempo para os workaholics, mas eles têm ocupado espaço significativo e crescente em diversas áreas.
Um aluno meu que trabalha no setor de desenvolvimento de jogos para o ensino fundamental contou que recebeu uma demanda para a matéria história. Os alunos não conseguiam aprender as rotas de navegação de Colombo e com a criação do jogo eles fixaram as rotas, o nome dos navegadores e até o nome dos piratas.
Tive uma experiência positiva com um grupo de estudos que criaram um jogo para plataforma Android sobre a escolha de profissões dentro do curso. O positivo foi que não era uma matéria obrigatório com presenças e avaliações e dedicaram tempo mesmo assim.
Existem vários tipos de jogos para muitas áreas, mas seu uso continua negligenciado como ferramenta séria em alguns setores ainda muito conservadores.  
Imagine um jogo que pudesse identificar o perfil do candidato no momento da entrevista, ou ajudar a treinar um funcionário novo, fazer o “welcome”, aperfeiçoar o desempenho em vendas, por exemplo. Os jogos podem proporcionar entretenimento com aprendizado se forem desenvolvidos para essa finalidade. Acredito que no Brasil dois fatores retardem mais esse processo, que é a falta de profissionais qualificados e as ferramentas em outros idiomas.
Esse cenário pode mudar nos próximos anos com a quantidade e qualidade de cursos específicos na área de jogos. Precisaremos apostar na nova geração que está se formando e amadurecendo para o mercado de trabalho. Eles respiram diversão e misturam o entretenimento em todas as áreas, são criativos, rápidos e multitarefas.
Você consegue imaginar o futuro através dos games, criado por essa geração? E se começássemos a ser mais dinâmicos no trato com eles, na educação que ainda é metódica e monótona, no mercado de trabalho altamente hierarquizado, na política “dinossaurica” e enfim.
Será possível melhorar nossas relações interpessoais e intrapessoal sob a perspectiva dos jogos em qualquer área? Alguns profissionais identificam algumas características dos jogos que demostra que sim,  como exemplo o Rise of Nations que integra o pensamento espacial e temporal, Connected Citizens cuja a ideia é fazer com que os jogadores encontrem soluções de como conectar o governo e os cidadãos a fim de encontrar soluções para os problemas da comunidade em 2023, o  iCivics é uma coleção de games para a aprendizagem de conhecimentos e habilidades cívicas, Minecraft que seria uma ferramenta que possibilita a construção de  ambientes e comunidades. E existem mais uma infinidade de exemplos, no site www.metacritic.com, tem um ranking com análise em várias plataformas e situações.

Então, demoro! 

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