Os diferentes usos dos jogos
Jogar para muita gente
pode representar apenas entretenimento ou ainda perda de tempo para os workaholics, mas eles têm ocupado espaço
significativo e crescente em diversas áreas.
Um aluno meu que
trabalha no setor de desenvolvimento de jogos para o ensino fundamental contou
que recebeu uma demanda para a matéria história. Os alunos não conseguiam
aprender as rotas de navegação de Colombo e com a criação do jogo eles fixaram as
rotas, o nome dos navegadores e até o nome dos piratas.
Tive uma experiência
positiva com um grupo de estudos que criaram um jogo para plataforma Android
sobre a escolha de profissões dentro do curso. O positivo foi que não era uma
matéria obrigatório com presenças e avaliações e dedicaram tempo mesmo assim.
Existem vários tipos de
jogos para muitas áreas, mas seu uso continua negligenciado como ferramenta
séria em alguns setores ainda muito conservadores.
Imagine um jogo que
pudesse identificar o perfil do candidato no momento da entrevista, ou ajudar a
treinar um funcionário novo, fazer o “welcome”,
aperfeiçoar o desempenho em vendas, por exemplo. Os jogos podem proporcionar
entretenimento com aprendizado se forem desenvolvidos para essa finalidade. Acredito
que no Brasil dois fatores retardem mais esse processo, que é a falta de
profissionais qualificados e as ferramentas em outros idiomas.
Esse cenário pode mudar
nos próximos anos com a quantidade e qualidade de cursos específicos na área de
jogos. Precisaremos apostar na nova geração que está se formando e amadurecendo
para o mercado de trabalho. Eles respiram diversão e misturam o entretenimento
em todas as áreas, são criativos, rápidos e multitarefas.
Você consegue imaginar
o futuro através dos games, criado por essa geração? E se começássemos a ser
mais dinâmicos no trato com eles, na educação que ainda é metódica e monótona,
no mercado de trabalho altamente hierarquizado, na política “dinossaurica” e
enfim.
Será
possível melhorar nossas relações interpessoais e intrapessoal sob a
perspectiva dos jogos em qualquer área? Alguns profissionais identificam
algumas características dos jogos que demostra que sim, como exemplo o Rise
of Nations que integra o pensamento espacial e temporal, Connected Citizens cuja a ideia é fazer com que os
jogadores encontrem soluções de como conectar o governo e os cidadãos a fim de
encontrar soluções para os problemas da comunidade em 2023, o iCivics
é uma coleção de games para a aprendizagem de
conhecimentos e habilidades cívicas, Minecraft
que seria uma ferramenta que possibilita a construção de ambientes e comunidades. E existem mais uma
infinidade de exemplos, no site www.metacritic.com, tem um ranking com análise em
várias plataformas e situações.
Então, demoro!

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