A MARCA PARA O BEM
A expressão da indivualidade do sujeito do século XXI, se baseia no “ter para ser” e é estimulada 24 horas por dia por todos os canais visuais possíveis que atingem o ser humano. Bill Wctterson, faz uma crítica sobre o assunto na tirinha de Calvin, mostrada na figura 1, onde um garoto de 6 anos já acha importante usar roupa de marca para ter uma identidade. Figura 1: A marca como expressão da individualidade Fonte: SERRALVO, 2008, p.93. Ter uma marca é importante e um diferencial em relação a concorrência e pode agregar valor para empresa quando consegue atingir a imagem desejada, criada através de um posiciosamento de marketing. Quando esse posicionamento é criado pela missão, visão e valores reais da empresa, essa imagem cria um know how e deixa seu legado para sociedade, que usufrui de seus benefícios, conforme a figura 2. Figura 2: Composição do branding Fonte: Autora (desenhada por Kaiky Machado) O problema é que essa concorrência tornou o produto ou serv...