Apoio a Tomada de Decisão

Muito se fala sobre a tomada de decisão na empresa em sua importância para o crescimento e inovação, tanto para o negócio quanto para o profissional. Tomar decisões é um fato que surge de um processo passado, analisado objetivamente e subjetivamente em cima de dados e informações que podem ter sido originados de software e completados por pessoas, mas na posição final é subjetivo porque é feito por um ser humano, que usa emoções para resolução.
As pessoas no geral, não conseguem separar emoções da rações, a menos que fossem robôs, e nisso entre o que chamam de “gestão de egos”. Quantas vezes você não teve que agradar muito uma pessoa para que ela fizesse exatamente o que é paga para fazer no trabalho? E quando quem decide é quem tem mais poder verbal e não maior conhecimento e mesmo que tenha assistentes para levantar informações para a tomada de decisão, usa sua vaidade para decidir?
Essas situações, entre outras criam muitos problemas no dia a dia da empresa, levando a situações de stress, perde de interesse pelo trabalho, tourn over , demissões, etc.
Indecisões, indefinições, complexidade, fazem parte do ser humano e pode ser positiva quando usadas com a consciência de que não estamos sozinhos e devemos aproveitar as diferenças de cada um.
Não somos robôs para tomar decisões só baseadas em números fornecidos por metodologias “inteligentes” transformadas em softwares, tipo CRM, BI, SIG, WBS, etc, mas podemos conciliar as duas coisas, já que nossa vida nos grandes centros se tornou 200% usando tecnologia.
Se usarmos especialistas para determinar fatores importantes em um processo de tomada de decisão, que deem peso para cada fator e juntarmos todos num software podem definir prioridades em qualquer situação. Isso seria inteligência no negócio.
Recentemente me deparei com um grupo de jovens geeks que estão desenvolvendo um programa assim, baseado num projeto de doutorado do professores deles que desenvolveu um sistema que detecta se um tumor é maligno ou benigno em 3 segundos, eles estão criando uma empresa com solução para diversas plataformas. Esse sistema se baseai na Lógica Paraconsistente que existe desde 1945. Minha primeira pergunta foi? . Por que nunca foi feito isso antes?
Acredito que seja pela mesma pergunta que fez o “oráculo” do filme Matrix Reloaded para Neo, antes do fim do mundo dos homens: O que querem os homens de poder? E depois de muitas respostas dele, ela completou: Mais poder! Então mais poder significa dominar todo processo por poder e não por benefícios muitos!
Esse grupo de geeks , que estão criando a ParaDecision, ainda vai quebrar muitos paradigmas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MARCA PARA O BEM